Número 8. A Torre Oriental (La Ynpresa de Las Yndias)
Qual foi o projeto que Cristóvão Colombo apresentou às diferentes coroas? Desde 1484-1485, o futuro almirante criou a ideia de poder navegar pelo Oeste, dar a volta e tocar “as costas” do fim da Ásia. No final da Índia, depois de passar o rio Ganges, terminavam nas terras de Cathay (China) e a ilha de Cipango (Japão). Um rei dos Reis (Gran Khan) terá sido o objetivo desta viagem-embaixada. Descobrir a América não era o objetivo acordado, mas sim ganhar amizade com esse “Senhor da Ásia” para formar um grande exército aliado e lutar contra o infiel que se assumiu em Jerusalém.
As Índias Ocidentais, como lhes começou por chamar Cristóvão Colombo, nunca o fizeram mudar de empresa, já que foi isso que assinou em abril de 1492. Ele queria acreditar que estava perto da Ásia quando lia mapas, textos e vozes que lhe interessavam. Não foi por converter mal as milhas, sem considerar que a Ásia estaria mais perto pelo Oeste. (Na sua quarta viagem em busca de especiarias, os reis pediram-lhe que, caso se cruzasse com os portugueses, que já navegavam pela rota oposta, os respeitassem. Foi sempre um problema saber qual era o grau exato de latitude, devido à falta de instrumentos mecânicos que marcassem bem o tempo decorrido no seu cálculo).
Cristóvão Colombo não se inspirou em Marco Polo, exceto para encontrar respostas depois das primeiras viagens às Caraíbas. As plantas, animais e indígenas que viu, ainda que para ele fossem do Paraíso, não eram parecidos ao que estava descrito pelos antigos viajantes que teriam ido à Ásia. Para os primeiros espanhóis que viveram na ilha “La Española” (Santo Domingo), isso também não parecia ser o mais próximo do Paraíso Terrestre.
Para o Primeiro Almirante das Índias, esta foi a sua empresa e pagou-a com a sua saúde. Com o tempo caiu em desgraça por defender esse monopólio que acreditava ter inventado junto dos Reis, depois ter assinado na Santa Fé. Ele serviu-os com sinceridade até à morte e eles protegeram-no até onde puderam. Os interesses do reino e os de Cristóvão Colombo nunca foram compatíveis.